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Cartão fidelidade: qual objetivo para meu negócio?

Construir uma clientela fiel é um dos maiores desafios que os empreendedores enfrentam em seus negócios. Para que isso ocorra devem ser levados em consideração diversos aspectos, que vão além de um bom serviço e de ter preços competitivos é preciso desenvolver estratégias para ganhar a confiança e atrair os clientes. Nesse sentido, implantar o cartão fidelidade pode ser a melhor escolha.
Por isso elaboramos esse artigo para que você possa compreender melhor o que é o cartão fidelidade, os seus objetivos e benefícios. Pronto para começar a fazer os seus cartões?
 

O que é o cartão fidelidade?

Para falarmos sobre os objetivos e benefícios do cartão fidelidade é importante que você compreenda o que ele é. Antes de tudo, pense nas empresas que você costuma frequentar, pode ser um restaurante ou uma loja de roupas, enfim, agora imagine a possibilidade de ganhar pontos com os quais você poderia ganhar prêmios, ter acesso a promoções exclusivas ou desconto na sua próxima compra. Você certamente voltaria nessa loja não é? Pois bem, essa é a base dos programas de fidelidade.

Mas qual o objetivo? Com o uso de algumas estratégias é possível fazer com que os seus clientes tenham acesso a alguns benefícios na medida em que compram o seu produto ou serviço. Além de fazer com que a sua empresa se destaque diante da concorrência, os seus consumidores também a terão como referência no seu nicho de mercado e sempre se lembrarão dos seus serviços quando os necessitar.
Dentre as estratégias que são utilizadas encontra-se o cartão fidelidade, que poderá fazer com que a sua empresa possa alavancar as vendas na medida em que fideliza os clientes a longo prazo. Por meio dele é possível identificar quem são os seus consumidores, melhorar o relacionamento entre estes e a empresa, e ainda acompanhar quais são as necessidades do seu público.
A seguir você encontrará mais vantagens sobre o uso do cartão fidelidade e o que ele pode oferecer a sua empresa, confira:
 

Gera um banco de dados dos clientes

Por meio do cartão fidelidade é possível gerar um número para identificar cada cliente, com o qual os empresários podem alimentar um banco de dados com informações como o histórico de vendas, quais os produtos mais consumidos pelo cliente, dados referentes a data de nascimento, enfim, dados que proporcionam o direcionamento de outras formas de propaganda e promoções que poderiam atingir esse público.
Quanto mais completo for o cadastro dos clientes por meio do cartão de fidelidade o perfil dos consumidores será mais bem definido, assim como mais eficazes serão as promoções realizadas, pois estarão oferecendo produtos que realmente interessam o cliente e em uma linguagem adequada.
 

Simplifica a recuperação dos benefícios

A forma com que os cartões fidelidade são elaborados também é importante, quando são feitos de papel eles acabam sendo esquecidos e os clientes podem ficar sem os benefícios que haviam alcançados com eles. Com o uso do cartão digital, isso não acontece, pois mesmo que o cliente tenha esquecido ou perdido o cartão, seus dados poderão ser recuperados facilmente por qualquer funcionário da empresa, sem causar frustração para o cliente e sem dados para o próprio negócio.
É importante ressaltar que outra forma de obter dados dos clientes é inserir nos cartões de fidelidade o número do seu CPF, pelo qual, em caso de perda, pode-se utilizar como uma forma de recuperar os descontos, os dados do consumidor a até o histórico de consumo.
 

Expande as opções de compra do cliente

Com a utilização do cartão de fidelidade podem ser realizadas compras tanto na empresa física como de forma online, o que beneficia as vendas, pois os clientes têm mais maneiras de se beneficiar das vantagens oferecidas pelo negócio. Além disso, esse tipo de estratégia ainda possibilita que os hábitos de consumo dos clientes mudem, se tornando ainda mais diversificados, pois eles terão mais facilidade de acesso aqueles produtos que ainda não conheciam da empresa.
 

Contribui para o aumento do volume de compra dos clientes

O aumento das vendas ocorre da seguinte forma: imagine que você precisa adquirir um determinado produto e ao entrar na loja, física ou digital, você se depara com uma promoção em que se preencher o cartão fidelidade você poderá ter um grande desconto na compra de outro produto ou até só pagar o primeiro. Você não resistiria a essa oportunidade não é? Pois bem, esse mesmo recurso de persuasão por meio do cartão fidelidade pode funcionar com os seus clientes e aumentar as suas vendas de forma substancial.
Apesar de não precisar de outro produto semelhante ou até mesmo adquirir outro tipo de produto, o cliente não resistirá e começará a fazer planos do que poderia adquirir para ganhar mais benefícios por meio do cartão fidelidade. Essa forma de facilitar a compra dos seus produtos e serviços é um dos grandes benefícios.
 

Atrai novos clientes

O cartão fidelidade é uma ótima opção para atrair novos clientes, sobretudo devido aos benefícios que ela proporciona. O interessante dessa proposta é que os produtos e serviços que são oferecidos pela empresa passam a ser acessíveis para uma parcela da população que até então não tinha recurso financeiro para adquiri-la. Por meio do cartão fidelidade essa realidade muda drasticamente e abre para o empreendedor maior número de possibilidades de venda e de fidelização dos consumidores.

Apesar dos grandes benefícios que a utilização do cartão fidelidade traz para a empresa e consumidores, é preciso estar atento a algumas questões como, por exemplo, a forma com que os dados dos cartões são inseridos no sistema. Os funcionários devem ser treinados para que o cadastro seja bem feito e que todas as informações necessárias sejam preenchidas.
Ademais, é necessário que se tenha um equilíbrio no que se refere ao estabelecimento de promoções, para que elas não prejudiquem os lucros que a empresa poderá obter por meio da participação dos clientes na mesma. Por isso, é preciso sempre avaliar se os objetivos traçados pelo programa de fidelização estão sendo alcançados e se a empresa está obtendo lucros com isso.

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