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Cartão magnético para empresas: prós e contras

O cartão magnético é uma tecnologia que tem sido amplamente adotada por negócios dos mais diversos setores tais como, bancos, clubes, hotéis, promotores de eventos e empresas varejistas em todo o mundo. Devido a sua portabilidade, o cartão magnético pode ser utilizado na forma de chave eletrônica, crachá de identificação, voucher e até cartão financeiro.
Somado a isso, esse cartão possui uma tecnologia de baixo custo que tem auxiliado as organizações a tornarem seus processos de registro de dados, controle de ingresso a lugares e efetivação de transações financeiras cada vez mais fáceis, acessíveis e eficazes.
As empresas também utilizam a praticidade dos cartões magnéticos como estratégia de fidelização aos seus clientes uma vez que, pode ser oferecida neles uma série de benefícios comerciais assim como oferecem uma comodidade e mais segurança para o cliente, que não precisará correr o risco de perder documentos importantes ou carregar quantias de dinheiro.
Quer saber mais sobre a utilização dos cartões magnéticos nas empresas? Claro que sim! Por isso, elaboramos esse artigo esclarecendo as principais vantagens e desvantagens que essa tecnologia proporciona.
 

Cartão magnético: funcionalidade

Criados na década de 60, pela empresa IBM, os cartões magnéticos foram desenvolvidos inicialmente para armazenar e transportar de maneira criptografada informações de caráter sigiloso. Geralmente feitos de PVC em formato retangular, esses cartões possuem no seu verso uma tarja magnética, composta por partículas de ferro nas quais, poderão ser armazenadas informações acerca de registros, senhas e codificações. Esse dispositivo é uma das tecnologias mais simples e eficazes para gravação e armazenamento de dados.
A leitura destas informações apenas é realizada quando o cartão é inserido em algum terminal eletrônico específico para a decodificação do sinal magnético. A confecção desses cartões é realizada em empresas de certificação eletrônica por um preço bastante acessível, para tanto, é necessário ter claro os objetivos da implantação dos cartões magnéticos.
 

PRÓS

Armazenamento Ilimitado

A capacidade de processar dados é um dos benefícios encontrados nos cartões magnéticos uma vez que, é inserida uma robusta quantidade de informações em um simples cartão. Isso proporciona um avanço em relação às antigas formas de armazenamento e processamento de dados nas quais, eram registradas em folhas de papel ou em métodos tradicionais que não permitiam uma eficaz análise dos dados.
Destaca-se que em alguns países, a utilização dos cartões magnéticos abrange o armazenamento de informações pessoais e importantes tais como registros médicos e de identificação pessoal dos seus cidadãos.  
 

Melhor custo-benefício

Os cartões magnéticos oferecem um custo-benefício bastante vantajoso para as empresas pelo fato da sua fabricação e implantação operacional exigir um investimento relativamente baixo. Ademais, esses cartões tornam-se mais atrativos  pelo fato de permitirem a atualização dos dados inseridos, por meio de regravações, sem que isso aporte em maiores trabalhos e gere um aumento de custos, já que não há necessidade de confeccionar outro cartão. Hotéis são exemplos de negócio que usufruem dessa vantagem. Através das chaves magnéticas é possível no momento do check-in gravar informações nos cartões capazes de permitir o acesso aos quartos e no check-out ou em caso de perda, regrava-las em outro cartão.

 

Praticidade

Seja para funcionar como uma chave, registrar cadastros, acessar serviços ou controlar acessos de um determinado local a implantação dos cartões magnéticos são as melhores opções para realizar todos esses serviços. Por serem pequenos, portáteis e multifuncionais esses cartões vem sendo amplamente utilizados pelos mais diversos tipos de negócios que buscam ter uma gama de informações na palma da mão.
Quando utilizados como cartão de compras aos clientes essa vantagem torna-se ainda mais evidente uma vez que, os clientes adquirem a oportunidade de utilizar um limite de crédito concedido pela própria empresa isso acabará gerando mais vendas e menor custo financeiro para sua implantação. Ademais, o pagamento das faturas pode ser realizado na empresa, reduzindo o tempo de espera que esses clientes enfrentariam na efetuação dos pagamentos.
               

Segurança

A segurança é outra vantagem que a implantação dos cartões magnéticos oferecem para as empresas, afinal, sua utilização permite o controle de ingresso a locais restritos bem como o acesso a informações confidenciais. Instituições bancárias e financeiras são os principais exemplos de organizações que usufruem dessa vantagem na realização de suas operações.
O uso dos cartões magnéticos também proporciona uma segurança a mais para os seus usuários, pois, os livram da necessidade de carregar consigo quantias em dinheiro e documentos importantes, que caso fossem violados seriam mais difíceis de resgatar. Essa segurança decorre do fato dessas informações estarem criptografadas nos cartões magnéticos e só poderem ser acessadas em máquinas de decodificação específica sob a proteção de senhas.

Fixação da Marca

A implantação do cartão magnético também é utilizada pelas empresas como uma eficiente estratégia de marketing. Por serem altamente personalizáveis, é possível confeccionar os cartões com a logomarca da empresa, apesar de ser algo aparentemente simples essa ação impacta fortemente no comportamento dos consumidores. O fato de possuir um cartão específico da empresa gera um status de exclusividade, aumentando assim o desejo dos clientes de o possuir e fortalecendo a fixação da marca na memória dos mesmos.
 

CONTRAS

Vida útil limitada

Uma desvantagem dos cartões magnéticos é o desgaste da tarja ocorrido pela sua frequente utilização durante um longo período de tempo ou pela sua exposição aos mais diferentes campos magnéticos. Quando isso ocorre, os cartões durante o processo de leitura poderão apresentar erros de reconhecimento de dados e até mesmo não funcionarem mais. Essa situação resulta na troca definitiva dos cartões a fim de aprimorar as suas funcionalidades e evitar erros.
 

Clonagem

Assim como qualquer outro método de segurança, os cartões magnéticos também estão passíveis a serem violados por meio da clonagem. Apesar dos dados serem criptografados, esses cartões apresentam um nível de segurança inferior ao daqueles que utilizam tecnologia “smart card”, por exemplo.
Ainda que o processo de falsificação seja considerado relativamente simples é necessária uma infraestrutura de cerca de 10 mil dólares para conseguir efetivar a clonagem de um cartão magnético. Diante dessa falha de segurança, empresas vêm desenvolvendo produtos com algoritmos cada vez mais complexos, o que reduz as chances de violação desses cartões.
 
Após conhecer todas as vantagens e desvantagens do cartão magnético, que tal implantá-los na sua empresa? O primeiro passo é analisar de que forma ele pode agregar valor para a realidade do seu negócio de acordo com as necessidades dos seus clientes e funcionários. Em seguida, entre em contato com uma empresa especializada na confecção e implantação dessa tecnologia.

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