Cartões

A importância do cartão de visita e 5 passos para ter um

Você certamente conhece aquele velho ditado: A primeira impressão é sempre a que fica, não é mesmo? Bom, embora não seja uma verdade absoluta é importante considerar essa ideia na hora de escolher o cartão de visitas da sua empresa, já que ele será, em muitos casos, o primeiro contato do público com o seu negócio. Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Vamos lá,
Antes de conhecer os 5 passos para criar o seu cartão de visitas é importante você saber o quanto esse item pode ajudar na divulgação e na afirmação da sua marca no mercado. Com a distribuição do seu cartão, o público passa a ter naquele pequeno papel uma referência da sua empresa ou dos serviços que ela presta. Por isso, se você ainda não possui um cartão de visitas personalizado que carrega a sua marca e o seu slogan, acompanhe o passo a passo abaixo e crie de uma vez por todas esse item que será a porta de entrada do seu negócio.

Escolha o que é indispensável

O primeiro passo para definir o seu cartão de visitas é escolher quais informações da sua marca você avalia como mais importante e indispensável. Nessa etapa, enumere o que considerar crucial para o cartão, separe quais informações você pretende colocar e o que imagina para o design. Assim, na hora de montar o layout, com todos os dados e as ideias que separou ficará bem mais fácil.
Alguns exemplos para o seu cartão: nome da empresa, a logo, o telefone, email, endereço completo e redes sociais. Pense no que combina com o seu negócio e faça suas adaptações, elas serão importantes na hora de escolher um layout e um tamanho que combina com o que você precisa. Mas lembre-se: muita informação pode pesar a aparência, apenas o essencial.

Tamanho: conheça os padrões

Atualmente existem dois tamanhos padrões de cartões de visitas: o primeiro deles é o americano com dimensões de 8×5 centímetros, enquanto o segundo, conhecido como brasileiro, possui as medidas 9×5 centímetros.
Existem ainda outros tamanhos de cartões de visitas, alguns quadrados e pequenos e outros até mesmo maiores. Escolha um modelo que seja adequado para o seu negócio e que caiba as informações que você definiu.
E lembre-se: cartões menores que o padrão podem atrapalhar a legibilidade das informações, então fique atento para não errar.

Qualidade e gramatura: fique de olho

Para ter um bom resultado com o seu cartão de visitas não basta apenas escolher as informações necessárias, as cores vibrantes e um tamanho padrão, a qualidade da impressão e a gramatura do papel que será utilizado também contam muito. Por isso, fique atento a qualidade do seu produto, principalmente para cartões com imagens, e não deixe a falta de resolução e qualidade atrapalhar a sua criação.
Quanto a gramatura, procure escolher um papel que seja mais firme e você passará uma imagem mais profissional ao público. Papéis como o couchê fosco com gramatura 250g e 300g, offset 240g e reciclato 240g sao boas opcoes. Não vale economizar na qualidade, ok?

Use e escolhas cores

O cartão de visitas e a porta de entrada da sua empresa, certo? Por isso é importante que a paleta usada na criação combine com as cores que compõem a sua marca, evitando contradições inesperadas e um estranhamento visual.
Assim, atente-se as cores da sua logo e escolha combinações que causem boa impressão e atraiam o público. Cores vibrantes são ótimas opções, mas sem exageros, ok?
Ah, você deve estar se perguntando: mas eu não posso fazer meu cartão de visitas preto e branco? Pode, mas um cartão de visitas colorido atrai mais o público. Boa sorte

Defina a tiragem

Nessa última etapa é importante pensar qual a necessidade atual da sua empresa e escolher uma quantidade de cartões que atenda ao que o seu negócio necessita. Se for a primeira vez que irá usar cartões de visita, faça uma tiragem menor, experimental, e depois de pronto avalie sua escolha e os resultados com o público.
Mas se você já está acostumado a usar cartões de visita na sua empresa, procure escolher tiragens maiores e economize, a maioria das gráficas oferecem pacotes promocionais para grandes quantidades. Aproveite!
Gostou deste artigo? Leia também:
Qual a importância do cartão de ponto dentro de uma empresa?
Cartão fidelidade: qual objetivo para meu negócio?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *