Brindes

8 modelos de materiais promocionais para eventos

Uma excelente alternativa para as empresas que desejam crescer no mercado e conquistar os seus clientes é investir mais em estratégias de marketing nos eventos corporativos, empresariais, feiras e demais eventos que tem por objetivo expor as experiências, produtos e/ou serviços. Esses espaços são ideais para que possam explorar todo o potencial dos materiais promocionais. Nesse artigo você encontrará mais informações sobre esse tipo de material e quais são os modelos mais utilizados nos eventos.
 

O que são materiais promocionais?

 

Os materiais promocionais são caracterizados como importantes ferramentas de marketing, sobretudo quando são associadas a outras formas de promoção da empresa. Esses materiais têm como principal objetivo tanto divulgar a empresa e os produtos e serviços que ela tem a oferecer aos clientes como atrair a atenção do público alvo da empresa, cativá-lo e fidelizá-lo.
Ao oferecer materiais promocionais nos eventos, os possíveis clientes podem começar a formar uma imagem a empresa ao avaliar tanto o atendimento que recebeu no estande de vendas, como a qualidade do material que lhe foi oferecido como amostra do produto que ela vende no mercado. Por esse motivo, os materiais que são escolhidos para serem expostos e distribuídos devem não só ter qualidade, como disponibilizar informações valiosas para os possíveis clientes.
Uma vez que o cliente em potencial aprovar o produto ou serviço, ele irá buscar mais informações sobre aquela determinada marca em sites especializados e em redes sociais, quando sentir a necessidade de adquirir o produto e/ou serviço quando surgir a oportunidade. Dentre os materiais promocionais podemos citar os folders, adesivos, agendas, calendários, dentre outros.
 

Principais materiais promocionais para eventos

 
São inúmeros os materiais que podem ser utilizados pelas empresas para divulgação da sua marca nos eventos, tudo fica a critério da criatividade dos empreendedores e a equipe de marketing ao formular as estratégias para atrair e fidelizar os clientes em potencial. É importante ressaltar essa fase de planejamento para compreender que os materiais que são utilizados não são escolhidos de maneira aleatória, mas cada um tem uma função e objetivo específico no marketing promocional.
Atingir os objetivos estipulados para cada material utilizado fará a diferença entre um evento que foi bem-sucedido para a empresa e aquele que não conseguiu colocar a empresa em destaque como era necessário. A seguir você encontrará os 8 principais modelos de materiais promocionais para os eventos:
 

  • Cartazes

Os cartazes são os materiais mais utilizados durante os eventos, eles tem como principal objetivo alcançar o cliente em potencial e estimular o seu interesse pelos produtos e serviços que são oferecidos pela empresa e a sua posterior aquisição. É importante que eles sejam elaborados com a quantidade e linguagem adequada para atrair aquelas pessoas que realmente podem ter interesse no produto e/ou serviço, uma das estratégias mais utilizadas nesses casos, é a utilização de conteúdos que salientam os benefícios do produto ou serviço da empresa para que eles se sintam motivados em saber mais informações sobre os mesmos.

  • Agendas

As agendas possuem objetivos diferentes dos relacionados aos cartazes, uma vez que são distribuídas com intuito de engajar a persona do negócio ao passo que promove a marca da empresa no dia a dia daqueles que a receberam esse material promocional. Nesse sentido, a empresa que faz uso desse material tem a possibilidade de atrair mais pessoas ao longo de todo o ano.

  • Adesivos

Os adesivos promocionais estão intrinsecamente relacionados às estratégias de marketing de forma direta e indiretamente. Esse modelo de material promocional tem como principal objetivo aumentar a visibilidade e o reconhecimento da marca pelos clientes em potencial, além disso, além de ser um material muito eficaz, tem um excelente custo-benefício.

  • Catálogos

A distribuição de catálogos para os clientes em potencial tem como principal objetivo expor a variedade dos produtos e serviços que a empresa tem a oferecer, salientando quais as vantagens que o cliente terá ao adquirir os produtos. Esse tipo de modelo de material promocional procura instigar o cliente a obter mais informações sobre os produtos e/ou serviços.

  • Folders

Esse tipo de material promocional é ideal tanto para expor informações sobre os produtos e serviços no estande da empresa, como para ser distribuído de maneira individual para os clientes em potencial. O seu principal objetivo é tornar a empresa visível para aquelas pessoas que estão participando do evento e atrair a sua atenção para conhecer mais sobre os seus produtos e serviços.

  • Calendários

A utilização dos calendários de mesa se caracteriza como uma das estratégias de marketing promocional mais eficaz do mercado. Por quê? Não tem forma melhor de manter a sua marca e nome da empresa na mente dos clientes em potencial do que fazer com que ele visualize essas informações diariamente. Esse modelo pode ser ainda mais eficaz quando são impressas as imagens dos diversos produtos em cada mês do ano no calendário.

  • Pastas

Assim como distribuir as agendas, as pastas são materiais úteis que podem ser usados pelos clientes, sobretudo nos ambientes laborais. Ao gravar a logo da empresa na parte frontal da pasta, é gerado um considerável aumento da visibilidade da marca da empresa em outros ambientes, externos ao evento.

  • Garrafas de água

A distribuição de garrafas de água com a logo da empresa estimula ainda mais a visibilidade da empresa, pois o cliente em potencial poderá leva-la para diversos ambientes, como passeios, academias, trabalho, dentre outros. Nesse sentido, a possibilidade de captar o interesse de outras pessoas é bem maior que com a utilização dos outros modelos acima citados, por exemplo. Além disso, a distribuição de itens que são úteis para o dia a dia dos clientes em potencial gera um determinado nível de engajamento entre este e a empresa.
 
Então, agora que você conhece os principais modelos de materiais promocionais para eventos, qual você irá utilizar no estande da próxima apresentação da sua empresa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *