Crachá, Credenciais

Qual a diferença entre credenciais e crachás?

Muitas pessoas acreditam credenciais e crachás se tratam da mesma coisa ou que um faz parte do outro, no entanto, existem diferenças não só conceituais como relacionadas aos objetivos de cada um desses métodos de identificação. Ao longo desse artigo você poderá compreender quais são essas diferenças e ainda observar os prós e contras do uso de cada um deles na sua empresa.
 

Diferença entre credenciais e crachás

 
Para podermos compreender qual a diferença entre as credenciais e os crachás é preciso observar quais são as suas definições e em que são empregados cada uma dessas ferramentas de identificação. Vamos iniciar com a credencial: ela consiste em um documento de uso individual que permite o acesso da pessoa portadora em determinados espaços físicos ou digitais. Nesse sentido, o portador do cartão é autorizado a realizar uma atividade específica, e pode ser utilizado em diversos espaços, como para participar de algum congresso ou para ter acesso a determinados programas e benefícios, como as bolsas de estudo por exemplo.
Em contrapartida, os crachás de identificação, são utilizados por todas aquelas pessoas que fazem parte de uma determinada empresa ou instituição, quer seja de cunho público ou privado. Essa ferramenta tem como intuito identificar as pessoas como funcionários, visitante ou prestadores de serviços de uma empresa, sendo o seu uso obrigatório nas instalações internas da mesma.
Diante do exposto podemos observar que a principal diferença entre ambas as ferramentas está na sua função, onde uma não só identifica o usuário como também autoriza o ingresso de um indivíduo em determinados setores da empresa e/ou instituição de maneira individual, que seria a credencial, e a outra apenas identifica o seu portador e o separa de acordo com a sua função.
Apesar de distintas cada uma delas possui especificidades que devem ser levadas em consideração quando empregadas em uma empresa. E pensando nessas características específicas, selecionamos os prós e contras do uso de cada uma delas na empresa, confira:
USO DAS CREDENCIAIS NAS EMPRESAS
 
Apesar de ser um método relativamente novo e aparentemente imune a qualquer tipo de problemas, as credenciais apresentam alguns pontos contra a sua aplicabilidade que devem ser considerados pelas empresas. Logo, veja quais são os pontos positivos e negativos para a utilização de credenciais:
 

PRÓS

Maior segurança para as informações

Um dos motivos que levam os empreendedores a utilizarem as credenciais em suas empresas é pelo fato de que esse método possibilita o aumento do nível de segurança das informações que são manejadas por alguns profissionais da mesma. Com a utilização de credenciais apenas aqueles que têm cartão e senha poderão acessá-la.
 

Identificação e restrição de acesso

Em algumas empresas o uso das credenciais não só promove a identificação dos funcionários, como também impede que outras pessoas possam entrar em determinados ambientes da empresa e tenham acesso a informações exclusivas e confidenciais e a equipamentos que só podem ser manejados por profissionais capacitados.
 

CONTRAS

 

Suscetível a venda de informações

Mesmo não podendo generalizar, as empresas que fazem uso de credenciais estão suscetíveis a venda de informações sigilosas pelos funcionários ou ex-funcionários para outras empresas, assim como os nomes e senhas para ter acesso a tais informações.
 

Fragilidade quanto aos sistemas de monitoramento

As empresas que não possuem um bom sistema de monitoramento podem estar mais expostas a invasão de terceiros e a utilização de credenciais de outros funcionários para obter acesso a informações e a setores específicos da empresa. Nesses casos o uso de credenciais não é recomendado, a menos que ocorra uma reestruturação na segurança da empresa.
 

Despreparo dos funcionários

Os funcionários que utilizam credenciais para terem acesso a determinado banco de dados da empresa deve ser preparado para evitar possíveis erros de segurança, como manter o acesso aberto ou não se certificar de que está portando ou não a sua credencial. Caso contrário, as informações poderão ser acessadas e repassadas por qualquer pessoa.
 

USO DE CRACHÁS NA EMPRESA

 
O uso dos crachás de identificação de funcionários na empresa é um tema que gera muita polêmica entre os funcionários e empregadores. Nesse sentido, selecionamos quais são os principais prós e contras da utilização desse tipo de cartão na empresa, são eles:
 

PRÓS

Identificação dos funcionários

Uma das vantagens de adotar o uso dos crachás na empresa é a possibilidade de não só identificar os funcionários pelo nome, como saber em que setor ele trabalha e quais os ambientes em que ele tem acesso permitido. Além disso, a facilidade em conhecer a outra pessoa pelo nome contribui para o desenvolvimento de uma maior interação entre os funcionários da mesma empresa.
 

Aumento do nível de segurança

Por meio dos crachás é possível diminuir a possibilidade de pessoas estranhas e não autorizadas entrarem na empresa, o que passa uma maior sensação de segurança para os funcionários, visitantes e demais pessoas que integram a mesma. Por meio da utilização dos crachás, é possível impedir que alguns funcionários ou pessoas não autorizadas entrem em determinados ambientes da empresa que possuem equipamentos delicados ou informações sigilosas.
 

Utilização do crachá como registro de ponto

Outra vantagem do uso do crachá é a possibilidade de registrar no mesmo o horário de entrada e saída dos funcionários, sem que seja necessário utilizar outros meios para isso, como os tradicionais papéis de registro.
 

CONTRAS

Baixa adesão dos funcionários

Em muitos casos a aplicação do uso do crachá promove uma série de discussões entre os empregadores e empregados, pois estes últimos alegam que não necessitam do uso de um crachá para se sentirem motivados ou que fazem parte da equipe. Isso ocasiona um declínio no ambiente laboral da empresa, podendo gerar conflitos até mesmo entre os funcionários.
 

Descuido com o crachá

Por não estarem conformes com o uso de crachás, alguns funcionários podem usá-los de maneira desleixada, e provocar danos no seu material e, consequentemente, na leitura dos mesmos em algumas máquinas, como os cartões de ponto. Outros ainda podem esconder o cartão e não deixá-lo em um local visível, o que dificulta a sua identificação pelos profissionais de segurança.

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