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Qual a importância do cartão de ponto dentro de uma empresa?

Uma das qualidades mais valorizadas na atualidade é a responsabilidade que uma pessoa demonstra ao cumprir com os seus compromissos nos horários que haviam acordado previamente. Nesse sentido, o trabalho não poderia ser uma exceção, e é caracterizado como o mais importante de todos os compromissos, sobretudo para aqueles que desejam crescer profissionalmente.
É nesse contexto que o relógio de ponto ganha destaque nas empresas, pois é por meio dele que são registrados os horários de entrada e saída dos funcionários. Algo imprescindível para qualquer empresa que deseja regular esse aspecto e incentivar o profissionalismo daqueles que formam parte da sua folha salarial.
A informação proveniente do relógio de ponto se constitui como uma das mais importantes tanto para a empresa quanto para os funcionários da mesma. Por quê? As empresas devem pagar os salários de seus funcionários respeitando as variações de horários de entrada e saída, ou seja, caso o funcionário realize horas extras a empresa deve arcar com o valor correspondente às mesmas.
Ademais, para a contratação de um funcionário é necessário acusar em sua carteira de trabalho, tanto a descrição do cargo como o número de horas de trabalho que deverão ser cumpridas pelos funcionários diariamente. É importante lembrar que, tanto o empregado como o empregador que descumprir o estipulado deverá ser penalizado de acordo com a sua falta.
Tendo em vista a relevância desse instrumento dentro das empresas e da necessidade da obtenção de mais informações sobre o tema, nesse artigo você encontrará mais dados sobre como o uso do ponto eletrônico pode evitar multas e como ele pode ajudar a sua empresa a economizar. Confira:
 

É PRECISO SEGUIR A LEGISLAÇÃO PARA NÃO TOMAR POSSÍVEIS MULTAS

 
A utilização do ponto eletrônico não representa um maior controle apenas dos empregadores, mas, sobretudo, dos funcionários. Esse instrumento pode favorecer de diversas formas os empresários, uma delas é ter informações inequívocas dos horários de entrada e saída dos profissionais da sua empresa, e assim estar respaldado quanto ao pagamento ou não das horas extras realizadas, assim como a dedução, se for o caso de dias de falta injustificada.
Nesse sentido, o cartão de ponto dentro da empresa torna-se um instrumento imprescindível para a comprovação ou não dos direitos dos empregados e empregadores. Caso seja necessário levar algum caso referente ao pagamento de horas extras, por exemplo, ao Ministério do Trabalho, os dados contidos nos cartões de ponto serão de suma importância para a solução do caso de maneira justa.
Em contrapartida, as empresas que não utilizam os pontos eletrônicos para registrar as entradas e saídas de seus funcionários podem ter graves problemas junto a justiça trabalhista. Isso pode ocorrer nos casos em que o funcionário exige a diminuição da jornada de trabalho ou o pagamento das horas extras trabalhadas e o empresário não ter respaldo suficiente para provar se tais horários foram ou não cumpridos pelo seu funcionário, por meio do cartão de ponto.
Por esses e outros motivos, todos os empregadores são obrigados por lei, possuírem em suas empresas o registro – por meio da utilização do cartão de ponto eletrônico – da entrada e saída de seus funcionários. Caso contrário, os empreendedores poderão estar sujeitos a multas.
 

ECONOMIA E CONTROLE DE HORAS DOS FUNCIONÁRIOS

 
Ao assinar o cartão de ponto dentro da empresa, o funcionário estará corroborando com as informações que estão presentes no mesmo, ou seja, estão assegurando as horas de trabalho que foram realizadas conforme o contrato, assim como as horas extras que foram trabalhadas. Nesse último caso, os empregadores deverão pagar o valor do salário mais as horas extras no final de cada mês.
Apesar de ser um grande benefício para os funcionários, os empregadores também podem obter vantagens com o uso do cartão de ponto dentro da empresa, pois eles poderão monitorar se os seus funcionários cumprem ou não com a sua jornada de trabalho, assim como se realizam horas extras. O ponto eletrônico se torna um instrumento de segurança para ambos, tanto empregado quanto empregador.
Ademais, os empregadores podem aplicar sanções nos casos em que o funcionário não cumprir com a sua jornada laboral sem justificar suas faltas. Nesses casos, as faltas podem acarretar em demissão por justa causa e comprovada pela ausência da entrada e saída do funcionário no cartão de ponto. Nesse sentido, o empregador não só controla os horários dos funcionários, como também economiza ao não pagar por uma jornada de trabalho que não foi realizada.
Diante do que foi exposto, podemos observar que o cartão de ponto dentro da empresa é algo que pode beneficiar não só o empregado, como o empregador, e é de suma importância para que os direitos de ambos sejam resguardados diante da justiça do trabalho. Além disso, o empregador fica seguro de qualquer tipo de problema que pudesse decorrer da ausência desse tipo de registro na empresa.
Logo, se você é empreendedor e não possui um sistema para registro de cartão de ponto dentro da empresa e tenha mais de dez funcionários, é de suma importância que a situação do negócio seja regularizada o quanto antes. Caso contrário, estará sujeito a multas e aos problemas que podem surgir devido a não registrar os horários dos funcionários, como citamos anteriormente. Existem empresas especializadas nesse tipo de registro que poderão resolver essa situação o mais rápido possível.
E nos casos dos funcionários, é imprescindível que guardem os cartões de ponto, como forma de assegurar o horário da jornada de trabalho que foi cumprida, e demonstrar os casos em que realizou horas extras. Dessa forma, não só poderá cobrar o seu salário e acréscimos devidamente como irá impedir que injustiças sejam realizadas, como uma demissão por justa causa ou algum outro tipo de sanção.
O cartão de ponto dentro de uma empresa surge para dar respaldo para dos dois lados da contratação, no entanto é preciso que ambos se comprometam a cumprir com suas obrigações para que assim possam ter uma boa relação entre empregado e empregador.

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