Cartões

O que é um cartão fidelidade e porque devo utilizá-lo na minha empresa

Com a concorrência cada vez mais acirrada e a mudança no perfil dos consumidores, é imprescindível que as empresas que desejam se destacar utilizem as mais diversas estratégias para conseguir não só atrair, mas fidelizar os seus clientes. Explorar a criatividade para elaborar tais estratégias de marketing é uma das principais medidas adotadas por essas empresas para que os seus clientes a reconheçam como referência no mercado e retornem para fazer suas compras. 
Dentre as ferramentas utilizadas pelas empresas para alcançarem esse objetivo estão os programas de fidelização dos clientes, que devido a sua flexibilidade podem se adaptar aos mais diversos tipos de negócios. As medidas utilizadas por esse tipo de programa geralmente giram em torno de um instrumento: o cartão fidelidade, que contribui tanto para o aumento das vendas quanto dos clientes.
Este cartão ganha destaque nos programas de fidelização, por que é por meio dele que serão inseridos os dados dos clientes, que por sua vez, nortearão as ações de marketing que a empresa irá desenvolver. Tendo esses dados como base, a eficácia de tais ações aumenta consideravelmente, pois atingirão diretamente o público alvo do negócio.

Nesse sentido, o cartão fidelidade passa a se caracterizar como uma das melhores e mais eficazes maneiras de fidelizar os seus clientes. Ao possuir informações específicas dos hábitos de consumo de cada pessoa, o atendimento passa a adquirir um caráter diferenciado e individual, o que atrai cada vez mais os clientes que estão acostumados a serem atendidos de forma padronizada nos demais estabelecimentos.
É importante destacar que o cartão fidelidade deve trazer benefícios tanto para o empreendedor quanto para os clientes. Para que estes últimos frequentem e aceitem participar do programa de fidelidade por meio do cartão, é preciso oferecer vantagens para eles, como melhores condições de compra, ofertas que estejam de acordo com o seu perfil de consumo, promoções, dentre outros benefícios. Dessa forma, o empreendedor poderá tanto obter as informações que necessitam para melhorar o atendimento, adequar a sua estratégia e aumentar os lucros e a quantidade de clientes.
A diferenciação no atendimento fará com que o cliente se sinta satisfeito ao realizar suas compras na empresa e, além de querer voltar, também indique às demais pessoas que fazem parte do seu círculo de amizades e familiares, tanto o estabelecimento quanto os produtos e serviços que lhes são oferecidos. Então, agora que você conheceu o que é e alguns motivos para empregar o uso do cartão fidelidade na sua empresa, quer conhecer mais sobre os seus benefícios? Confira quais são os principais deles:
 

Motiva os clientes a consumirem mais


Ao adotar um cartão de fidelidade, você estará dando início a uma estratégia de marketing que tem grande potencial para aumentar de forma considerável o consumo dos seus clientes. Isso ocorre devido às promoções e recompensas que lhes são oferecidas quando aceitam participar do programa de fidelização ao repassarem as suas informações para o preenchimento dos dados para o cartão fidelidade.
Um dado que pode interessar aos empreendedores e que respalda o uso do cartão fidelidade, é o fato de que após preencherem os dados para adquirirem o cartão fidelidade, os clientes tendem a consumir 30% a mais do que o habitual. Com isso, pode-se ter uma base do quanto o seu poder de consumo aumenta ao se sentirem motivados com os demais benefícios da fidelização por meio do cartão. 

Redução dos custos

Se você é um empreendedor e não está tão convencido sobre a necessidade de implantar ofertas para atrair e fidelizar os clientes, e acha que em vez de lucrar a sua empresa pode sofrer perdas, está pensando de maneira equivocada. Ao oferecer benefícios para os clientes, você poderá perceber que o lucro obtido é superior aquele que teria sem a adoção de um programa de fidelidade.Outro ponto que precisa ser esclarecido é que os investimentos realizados para a implantação das estratégias de fidelização dos clientes é inferior aquela que seria gasta com outros tipos de campanha de marketing que não tem tanto potencial para atrair a persona do negócio e aumentar os lucros.

Aumenta o número de vendas

A motivação que citamos acima, decorrente do uso do cartão fidelidade, não se restringe apenas ao aumento do consumo dos clientes – que cresce em cerca de 10 vezes mais do que o habitual – como também das vendas da empresa. Ao vender produtos para aquelas pessoas que utilizam o cartão fidelidade, os funcionários tem até 70% a mais de chances de concluir a venda. Nesse sentido, se o empreendedor quiser ampliar os seus lucros, a melhor opção é utilizar o cartão fidelidade.
 

Aumenta o marketing para o seu negócio

O cartão de fidelidade não é apenas uma forma de atrair e fidelizar os clientes, como também é uma eficaz ferramenta de marketing, pois os clientes fiéis passam a recomendar o estabelecimento, produtos e serviços para todos aqueles que têm um perfil de consumo semelhante ao seu. Esse tipo de influência contribui para o aumento das chances de venda dos funcionários e a melhorar a imagem da empresa no mercado.
O marketing da empresa também pode ser melhorado se os produtos que são utilizados como ofertas para os clientes que possuem o cartão fidelidade foram criativos, duradouros e contenham a marca da empresa impressa nos mesmos. Uma dica é investir em produtos que possam ser utilizados diariamente pelos clientes, assim outras pessoas conhecerão a marca da empresa.
 

Fortalece o relacionamento com os clientes


Aderir ao uso do cartão fidelidade e das demais estratégias que isso acarreta, provoca uma mudança no relacionamento entre os clientes e a empresa. Ao conhecer o perfil de consumo dos clientes, o atendimento dos funcionários se torna mais individual e a construção de um laço de confiança se torna inevitável. O diálogo realizado entre os clientes e funcionários para a sugestão de produtos, serviços e ofertas tornará a experiência da compra mais efetiva e satisfatória para ambos.

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