Crachá

​Como fazer um crachá para educação infantil?

O crachá para educação infantil é uma ferramenta comumente utilizada por professores para identificar os alunos e estimular a integração dos mesmos ao ambiente escolar e aos seus novos companheiros de sala de aula. Ao ser implantado de forma didática os alunos podem se adaptar da melhor forma possível a nova rotina na escola. Os crachás devem constar o nome da instituição, do aluno, dos pais, professores, série e número de contato.
Os materiais utilizados para a elaboração dos crachás podem ser diversos, desde cartões de PVC a materiais mais simples como papéis e cartolinas e colando figuras de desenhos ou moldes de EVA. No decorrer do artigo você encontrará mais informações sobre o uso e elaboração dos crachás, assim como sobre os benefícios que eles podem proporcionar para a escola, confira:
 

Benefícios​ ​de​ ​utilizá-lo​ ​na​ ​escola

 
Uma das grandes preocupações tanto dos pais como dos professores diz respeito à segurança dos alunos. Atualmente, qualquer tipo de ambiente, sobretudo aqueles que são frequentados por muitas pessoas, estão passíveis a situações de violência ou problemas com o fluxo de acesso, com as instituições de ensino não é diferente. E é pensando na necessidade de proporcionar um ambiente mais seguro que as escolas passaram a adotar e incentivar o uso de algumas ferramentas de controle interno.
Dentre tais métodos, está o uso de crachás tanto pelos profissionais e visitantes, quanto pelos alunos de todos os níveis, incluindo aqueles de educação infantil. O intuito é evitar quaisquer tipos de incidentes que possam prejudicar àqueles que compõem o alunado da instituição e os demais profissionais. Dessa forma, selecionamos os principais benefícios que o uso dos crachás pode oferecer:
 

Controle do fluxo de entrada e saída dos alunos

 
Os crachás podem contribuir de forma significativa para o aumento da segurança nas escolas, uma vez que os profissionais contratados para supervisionar a entrada e saída dos alunos poderão reconhecê-los com maior facilidade e eficácia. De modo geral, os alunos de educação infantil só podem sair sob a supervisão de um adulto responsável, ao reconhecer a identidade da criança e associá-la aos dados da mesma, os profissionais terão maior segurança ao permitir que saiam acompanhadas de um adulto autorizado.
 

Evita a entrada de pessoas desconhecidas na escola

 
Com a utilização dos crachás, aquelas pessoas que não possuem autorização prévia não poderão entrar no ambiente escolar. Esse tipo de norma diminui consideravelmente a possibilidade da entrada de pessoas desconhecidas na escola, que poderiam ter caráter duvidoso e ameaçar a integridade física dos alunos e demais profissionais da mesma.
É válido destacar que o uso dos crachás podem beneficiar os alunos fora do ambiente escolar. Como? Em caso de acidentes ou algum outro tipo de imprevisto, os alunos poderão ser facilmente identificados, assim como os seus pais e professores da instituição na qual estuda. Se necessário, o atendimento médico poderia ser prestado de forma imediata e eficaz e os pais e/ou responsáveis poderiam ser facilmente localizados e informados sobre o ocorrido.
 

Como​ ​fazer​ ​um​ ​crachá​ ​para​​ ​educação​ ​infantil

 
Os crachás para os alunos de escolas de educação infantil podem ser confeccionados de diversas formas, sendo a mais conhecida, aquela produzida pelos professores, geralmente no início do ano letivo. Eles podem ser elaborados por meio da utilização de papéis de color set, cartolina ou cartão, para a sua decoração, podem ser utilizadas colagens ou desenhos que os próprios alunos poderão colorir.

Como forma de incentivar o seu uso, os professores geralmente associam a sua elaboração com uma atividade didática com a finalidade dos alunos compreenderem a importância do nome, possam interagir com as demais crianças, e conheçam os nomes das crianças da sua turma.
Nesta fase, os crachás precisam ter uma característica a mais do que a simples identificação dos alunos, é preciso que ele chame atenção e seja engraçado para os alunos. No entanto, é válido ressaltar que os crachás não podem perder as suas características didáticas. Eles podem ser utilizados pelos alunos tanto por meio de cordões pendurados no pescoço, feito de lã ou barbante, como presos às suas roupas por meio de alfinetes.
É necessário que as escolas invistam na variação dos modelos de crachás, para que eles não caiam em desuso, por isso é preciso variar e usar a criatividade em todo o momento, para incentivar a integração das crianças, além da sua segurança das mesmas. Ademais, o material utilizado deve ser cada vez mais duradouro e com um layout mais elaborado.
Algumas escolas de ensino infantil baniram de suas instituições aqueles crachás elaborados com nomes escritos com canetas, decorados com figuras infantis coladas por meio de clipes ou cola e preferiram adotar crachás com materiais mais resistentes e com chips ou tarjas magnéticas como forma de aumentar a segurança em suas instituições de ensino.
 

Modelos​ ​de​ ​crachás​ ​infantis

Conforme citamos anteriormente, os modelos dos crachás podem variar e se adaptar às mais diversas realidades das instituições. Tudo depende da criatividade empregada para a sua elaboração. Em alguns casos, os professores podem fazer crachás com a imagem dos personagens favoritos das crianças, tais como da Peppa Pig, Minions, Galinha Pintadinha, dentre outros.
O intuito é incentivar que a criança goste de permanecer com o seu crachá mesmo após as aulas, enquanto se dirigem a casa. Eles podem evitar diversos tipos de incidentes, até mesmo que a criança se perca dentro das instalações da escola, algo que acontece com frequência. Quando estão portando os crachás elas podem ser levadas sem maiores problemas para a sala de aula que pertencem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *